Free Speed – Posição em Descida

chris-froome-descending

Por Henrique Ebert

Toda etapa que tem descida no Tour de France, no Giro de Itália ou mesmo na descida na volta Hawi no Ironman Kona alguém tenta uma posição mais agressiva para se esconder do vento e ganhar velocidade.

Até pouco tempo atrás os ciclistas utilizavam a posição Superhomem, que chega a ser 24% mais eficiente se comparada à posição normal de um ciclista de acordo com um estudo recente divulgado pela Universidade de Eindhoven.   No entanto, esta foi proibida há algum tempo por motivos de segurança pela UCI.  Assista o vídeo abaixo para ver o tamanho da vantagem.

Pela mesma pesquisa, a posição adotada por Froome no Tour de France do ano passado, na descida do Col de Peyresourde, é “apenas” 9% mais eficiente, enquanto a posição de descida do Sagan – similar a utilizada por Sebastian Kienle e Alistair Brownlee* é 17% mais eficiente.

Comparação de posições

Sebastian Kienle Descendo Hawi 2014

Os estudos foram realizados através de simulações Computacionais de Dinâmica de Fluídos (tradução livre de Computational Fluids Dinamics) e darão muito assunto nas rodas de ciclismo e triatlhon e você pode conferir os resultados e a metodologia nesse link.

 

A pesquisa, no entanto, não fez uma análise sequer sobre a segurança em cada uma. Ou seja, CUIDADO!!! Esses caras mencionados no texto têm muitas horas de treino em cima de uma bicicleta e sabem do risco que correm para ganhar alguns os minutos (ou segundos)  e que estes podem ser a diferença entre uma derrota ou uma vitória.

*O estudo não considerou a aerodinâmica dos equipamentos dos triatletas, ou seja, pode ser que os resultados para esses sejam diferentes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s