Resiliência é sobre como você recarrega as energias e não o quanto você aguenta tomar porrada

1b16d2a63d0e7524bce896138ecb61b5Por: Fernando Flecha

Como sobreviventes do século XXI às vezes fantasiamos quanto trabalho podemos adiantar quando um de nós entra no avião, livre de telefones, redes sociais e internet Nós corremos para fazer todo o nosso trabalho: ligar para o ente amado e lembrar de pagar as contas, fazer uma chamada urgente do trabalho, ver a foto dos modelos fitness sempre felizes no instagram e aí sim, senhores passageiros preparar para decolar. Então, quando tentamos ter essa incrível sessão de trabalho em pleno vôo, nada conseguimos fazer. Pior ainda, depois de ler os mesmos trabalhos uma e duas vezes, ou a mesma revista da companhia xexelenta vendendo fandangos por 18 reais, estamos muito exaustos para fazer qualquer análise crítica.

Por que ficamos esgotados enquanto voamos? Estávamos sentados lá sem fazer nada. Por que não podemos ser mais resistentes – mais resilientes e determinados nas coisas importantes que devemos fazer – para que possamos realizar todos os objetivos que estabelecemos para nós mesmos? Com base em algumas pesquisas, percebemos que o problema não é a nossa agitada agenda ou a viagem de avião em si; O problema vem do mal-entendido sobre o que significa ser resiliente e o impacto resultante do excesso de trabalho.

Muitas vezes, tomamos uma abordagem militarista e “resistente” para a resiliência (para quem ainda não sabe o que é resiliência a essa altura do campeonato, resiliência é em poucas palavras a capacidade de se adaptar a mudanças, a agua é na minha percepção e do Bruce Lee o melhor exemplo de resiliência, sempre se adaptando a forma do seu recipiente sem reclamar). Imaginamos um triatleta fazendo o Ironman para 18 horas, o atleta que quer terminar a série mesmo que mancando, ou um jogador de pôquer que quer colocar o carro pra jogo porque perdeu todo o dinheiro utilizando da mesma estratégia pífia. Acreditamos que quanto mais durarmos, mais durões formos, mais bem sucedidos seremos. No entanto, toda essa concepção é cientificamente falsa e fudida.

A falta de descanso dificulta dramaticamente nossa capacidade coletiva de ser resiliente e bem-sucedido. Se descobriu que existe uma correlação direta entre a falta de descanso e o aumento da incidência de problemas de saúde e segurança. E a falta de descanso – seja ao interromper o sono com pensamentos acelerados de trabalho ou a uma excitação cognitiva contínua ao ficar com a cara grudada no telefone – isso está custando a empresas US $ 62 bilhões por ano (eu disse, bilhões, não milhões, tipo JBS) de perda de produtividade.

E só porque o trabalho “acabou”, isso não significa que estamos nos recuperando. Nós “paramos” o trabalho às vezes às 5 da tarde, mas passamos a noite lutando com soluções para problemas de trabalho, falando sobre o nosso trabalho durante o jantar e nos adormecendo pensando em quanto trabalho faremos amanhã. Em um estudo divulgado no mês passado, pesquisadores da Noruega descobriram que 7,8% dos noruegueses se tornaram workaholics. Os cientistas citam uma definição de “workaholism” como “excessivamente preocupado com o trabalho, impulsionado por uma motivação de trabalho incontrolável e investindo tanto tempo e esforço para trabalhar que prejudica outras áreas importantes da vida “. Agora entenderam pq estou escrevendo isso em um site de Triathlon/Corrida hãaannnnnnnn

Construindo Resiliência

O equívoco da resiliência foi muitas vezes criado desde uma idade precoce (como grande parte dos nossos problemas mentais). Os pais que tentam ensinar sua resiliência aos filhos podem  incentivar o estudante do ensino médio a ficar até as 3 da manhã para terminar um projeto de feira de ciências. Que distorção da resiliência! Uma criança resiliente é necessariamente bem descansada. Quando um estudante exausto vai para a escola, ele corre o risco de ferir todos na estrada dirigindo com deficiência (não preciso falar se ele estiver mandando mensagem e com sono); Ele não tem os recursos cognitivos para fazer bem sua prova de inglês; Ele tem menor autocontrole com seus amigos; E em casa, ele é temperamental com seus pais. O excesso de trabalho e o esgotamento são o oposto da resiliência. E os maus hábitos que aprendemos quando somos jovens apenas aumentam quando atingimos a idade adulta.

Em seu livro, The Sleep Revolution, Arianna Huffington escreveu: “Nós sacrificamos o sono em nome da produtividade, mas, ironicamente, nossa perda de sono, apesar das horas extras que passamos no trabalho, aumenta em até 11 dias de perda de produtividade por ano por Trabalhador, ou cerca de US $ 2.280. ”

A chave para a resiliência é ralar,estudar,treinar com tudo que você pode, depois PARAR, RECUPERAR e tentar novamente. Esta conclusão baseia-se na biologia. A homeostase é um conceito biológico fundamental que descreve a capacidade do cérebro para restaurar e sustentar continuamente o bem-estar. O neurocientista Brent Furl  cunhou o termo “valor homeostático” para descrever o valor que certas ações têm para criar equilíbrio e, portanto, bem-estar, no corpo. Quando o corpo está fora do alinhamento por excesso de trabalho, desperdiçamos uma grande quantidade de recursos mentais e físicos tentando retornar ao equilíbrio antes que possamos avançar.

Se você tiver muito tempo na zona de estresse, você precisa de mais tempo na zona de recuperação, caso contrário você se arrisca a pifar (meu caso). Distribuir seus recursos para “tentar arduamente” requer queima de energia para superar seu nível de excitação atualmente baixo. Isso é chamado de upregulation. Também exacerba o esgotamento. Assim, quanto mais desequilibrado nos tornamos devido ao excesso de trabalho, mais valor existe em atividades que nos permitem retornar a um estado de equilíbrio. O valor de um período de recuperação aumenta em proporção à quantidade de trabalho exigido de nós.

Então, como recuperamos e construímos resiliência? A maioria das pessoas assume que se você parar de fazer uma tarefa, como responder e-mails ou tirar um dia OFF, seu cérebro naturalmente se recuperará, de modo que quando você começar de novo mais tarde no dia ou na manhã seguinte, você terá sua energia de volta. Mas certamente todos que estão lendo isso tiveram momentos em que você mente para si mesmo (alguns mais do que outros) por exemplo na cama, incapaz de adormecer porque seu cérebro está pensando em trabalhar. Se você dorme por oito horas, você pode ter descansado, mas você ainda pode se sentir cansado no dia seguinte. Isso porque descansar e a recuperar não são a mesma coisa. Parar não necessariamente é recuperar.

Você pode parar no sofá de casa com seu lindo telefone e achar que está descansando. Em média uma pessoa liga o telefone 150 vezes ao dia. Se cada distração demorasse apenas 1 minuto (o que seria muito otimista), isso representaria 2.5 horas de todos os dias.

Quanto começarmos a usar nosso tempo plano como uma zona livre de tarefas e, portanto, um tempo REAL para mergulhar na fase de recuperação os resultados serão fantásticos, nós geralmente estamos cansados já pelo tempo em que chegamos em um avião (uma leve metáfora a nossa querida casa). Agora, em vez de nadar contra a corrente, relaxamos, meditamos, dormimos, assistimos filmes, diariamente ou ouvimos música. E quando saímos do avião, em vez de esgotados, nos sentimos rejuvenescidos e prontos para retornar ao campo de batalha e vencer a guerra.

Sim…não quis falar de treinamento de propósito mas fica o gancho para quem captou a idéia…quem não captou sinto muito…vou meditar por vcs

Fonte: Harvard Business Review

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